A unidade IMAR da Universidade dos Açores (IMAR-UAc) é uma instituição de investigação especializada em estudos oceânicos. Com uma localização única no centro do Atlântico Norte e com uma forte associação com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, o IMAR-UAc especializou-se no funcionamento e gestão de ecossistemas de mar aberto e de profundidade. Neste contexto oceânico, as atividades de investigação do IMAR-UAc enquadram-se em 5 temas interligados: Alterações Globais, Economia Azul, Tecnologia, Governação e Literacia.
​
O IMAR - UAc oferece:
Dada a sua localização privilegiada, o IMAR-UAc oferece a oportunidade única de estudar uma diversidade de ecossistemas e ambientes oceânicos geralmente muito remotos e de difícil acesso: montes submarinos, fontes hidrotermais, planícies abissais, reinos pelágicos e mesopelágicos e a vasta Crista Média Atlântica.
​​
Para aceder a esses ecossistemas, o IMAR-UAc fornece embarcações de investigação oceânicas totalmente equipadas, e uma ampla gama de equipamentos, instalações e apoio ao mergulho adaptados para estudos de mar aberto, profundo e costeiro. Dois laboratórios naturais in situ merecem destaque: o monte marinho do Condor e o campo das fontes hidrotermais de águas rasas D. João de Castro.
O IMAR-UAc fornece acesso a organismos marinhos selvagens e cultivadosm, assim como a várias instalações para manutenção, cultura e trabalho experimental, dos quais se destacam o AquaLab e o DeepSeaLab. Vários laboratórios totalmente equipados e laboratórios húmidos também estão disponíveis para realizar investigação.
Além disso, o IMAR-UAc oferece consultoria especializada para a investigação, indústria e decisores em matérias relacionadas com o meio marinho (ex: monitorização e conservação), aquacultura, pescas e biotecnologia.
CONTACTOS
PONTOS FORTES DA INVESTIGAÇÃO
Estudos Oceânicos:
-
Alterações Globais
-
Economia Azul
-
Tecnologia
-
Governança
-
Literacia do Oceano