top of page

A unidade IMAR da Universidade dos Açores (IMAR-UAc) é uma instituição de investigação especializada em estudos oceânicos. Com uma localização única no centro do Atlântico Norte e com uma forte associação com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, o IMAR-UAc especializou-se no funcionamento e gestão de ecossistemas de mar aberto e de profundidade. Neste contexto oceânico, as atividades de investigação do IMAR-UAc enquadram-se em 5 temas interligados: Alterações Globais, Economia Azul, Tecnologia, Governação e Literacia.

IMAR LOGO_com margem.png

O IMAR - UAc oferece:

IMAR Arquipelago.jpg

Dada a sua localização privilegiada, o IMAR-UAc oferece a oportunidade única de estudar uma diversidade de ecossistemas e ambientes oceânicos geralmente muito remotos e de difícil acesso: montes submarinos, fontes hidrotermais, planícies abissais, reinos pelágicos e mesopelágicos e a vasta Crista Média Atlântica.

Para aceder a esses ecossistemas, o IMAR-UAc fornece embarcações de investigação oceânicas totalmente equipadas, e uma ampla gama de equipamentos, instalações e apoio ao mergulho adaptados para estudos de mar aberto, profundo e costeiro. Dois laboratórios naturais in situ merecem destaque: o monte marinho do Condor e o campo das fontes hidrotermais de águas rasas D. João de Castro.

O IMAR-UAc fornece acesso a organismos marinhos selvagens e cultivadosm, assim como a várias instalações  para manutenção, cultura e trabalho experimental, dos quais se destacam o AquaLab e o DeepSeaLab. Vários laboratórios totalmente equipados  e laboratórios húmidos também estão disponíveis para realizar investigação.

 

Além disso, o IMAR-UAc oferece consultoria especializada  para a investigação, indústria e decisores em matérias relacionadas com o meio marinho (ex: monitorização e conservação), aquacultura, pescas e biotecnologia.

IMAR RP0_3942_CO_reduced_edited.jpg

CONTACTOS

Oficial de Ligação:

Eduardo JLF Isidro

E-mail:

imarembrc@uac.pt

eduardo.jl.isidro@uac.pt

PONTOS FORTES DA INVESTIGAÇÃO

Estudos Oceânicos:

  • Alterações Globais

  • Economia Azul

  • Tecnologia

  • Governança

  • Literacia do Oceano

PARCERIAS

IMAR-UAc é um nó das redes EMSO e OTN

bottom of page